Saiba mais sobre Pisos Vinílicos
O piso laminado é uma das opções preferidas para quem procura piso de madeira. Porém, nem sempre as pessoas sabem como ele é realmente feito, e alguns até o confundem com outros tipos de pisos e revestimentos, como madeira maciça ou carpete de madeira. Por isso, hoje falaremos um pouco sobre a estrutura do piso laminado e acabaremos com as dúvidas sobre do que ele é feito.
A composição do piso laminado
Embora o piso laminado pareça madeira e também seja vendido em lojas de pisos de madeira, ele não é feito de madeira maciça. É feito desse material, sim, mas não de tábuas cortadas da madeira maciça das árvores, mas sim trabalhadas em camadas.
A forma como o laminado é produzido varia de fabricante para fabricante. Porém, possui uma estrutura básica com quatro camadas, que são o balanço, o substrato, a folha decorativa e a sobreposição.
Conheça cada um deles abaixo:
Placa de equilíbrio – é a camada inferior do piso laminado, que fica em contato com o substrato. Ajuda a manter o piso estável e também o protege de possíveis danos causados pela umidade. É feito de material maleável, que pode ser sintético ou kraft.
Underlayment – esta é a camada mais espessa do piso, sua parte principal. Fabricados em MDF, HPP ou HDF, que são extratos de madeira, geralmente triturados e prensados em placas. É nesta camada que estão localizadas as ferragens macho e fêmea, que estabilizam e fixam o piso. O substrato também é a camada que torna o piso laminado resistente a impactos.
Camada decorativa – essa camada fica visível no piso laminado, o que garante seu aspecto de madeira nobre. É esta camada que determina o estilo do piso, sua aparência e aparência. A folha decorativa pode ser feita de folha de madeira ou material impresso. Esta variação depende do fabricante escolhido e também da gama de laminados.
Underlay – O underlay é o que envolve o piso laminado. É a superfície do piso que está em contato com o ambiente externo, que sofre danos e que é limpa diariamente. É um filme muito durável que resiste à abrasão e, portanto, evita danos como arranhões e arranhões no laminado.
Todas estas camadas de base desempenham um papel vital na estrutura do pavimento laminado e, portanto, são essenciais na sua produção.
Conheça os benefícios do piso laminado
Como o piso laminado não é sólido, também é mais barato do que o piso de madeira maciça. O preço acessível desse tipo de piso é um de seus atrativos, mas não só isso, conheça outras vantagens que tornam o laminado uma opção interessante:
Instalação rápida e fácil: Pisos laminados são facilmente instalados utilizando conexões macho e fêmea. Estas ferragens garantem a estabilidade do piso e também podem ser coladas, o que melhora esta situação. Isso significa que o trabalho é entregue rapidamente e sem bagunça.
Sustentável: os pisos laminados são ecologicamente corretos porque suas placas são feitas de compensados provenientes de espécies certificadas de reflorestamento.
Limpeza mais fácil: Graças à camada de sobreposição do piso laminado, a limpeza é muito prática. Basta uma vassoura de cerdas macias e um pano úmido para remover manchas e poeira.
Portanto, o laminado também é um piso de madeira, mas com a vantagem de valores mais baixos que a madeira maciça. Sua resistência é boa e se forem observados os cuidados necessários.